Qual o peso máximo permitido por eixo?

De modo geral, o peso máximo permitido por eixo é utilizado para combater excessos e irregularidades que podem provocar uma direção mais perigosa para o motorista do caminhão, sua carga e demais motoristas ao redor, considerando a gravidade que um acidente com veículos pesados pode atingir.

Peso por eixo: importância, limite permitido e como rodar dentro da lei

 

Em relação ao transporte rodoviário de cargas, um fator crucial para a segurança do trânsito, conservação das estradas e prevenção de acidentes está na distribuição adequada de peso por eixo, fiscalizado através da conhecida Lei da Balança.

■ De modo geral, o peso máximo permitido por eixo é utilizado para combater excessos e irregularidades que podem provocar uma direção mais perigosa para o motorista do caminhão, sua carga e demais motoristas ao redor, considerando a gravidade que um acidente com veículos pesados pode atingir.

■ Em resumo, o limite de peso máximo total e peso por eixo permitido para o caminhão depende da quantidade de eixos e tipo de carroceria do veículo. 

■ Quanto à fiscalização, há uma tolerância máxima que pode ser medida na balança de pesagem de caminhão, levando em conta fatores como calibragem e movimentação da carga durante o trajeto. Em 2021, a porcentagem de tolerância aumentou de 10% para 12,5%.

■ A medida, implementada pelo Ministério da Infraestrutura, tem como objetivo considerar a dificuldade de distribuição de peso por eixo e assim diminuir a quantidade de multas de trânsito aplicadas aos caminhoneiros.

■ Neste artigo, iremos destacar o que faz do controle de peso por eixo tão importante para o transporte rodoviário dos diferentes tipos de cargas, além de apresentar a base legal para fiscalização da chamada Lei da Balança, bem como comentar sobre suas recentes mudanças.

Os comentários estão desativados.